Portfólio de projetos realizados na área forense

Avaliação da autenticidade de obras de arte apreendidas na operação Lava Jato

Em parceria com o Setor Técnico da Superintendência da Polícia Federal no Paraná, com sede em Curitiba, estão sendo realizadas análises de espalhamento Raman em pigmentos extraídos de obras de arte apreendidas nas diversas fases da Operação Lava Jato. Saiba mais.


Combate às drogas, adulterações e falsificações

O Laboratório Multiusuário de Ressonância Magnética Nuclear (RMN), que compõe a infraestrutura do CCF, possui longo histórico de contribuições junto a Polícia Federal e a Polícia Científica do Estado do Paraná em diversos temas que demandam investigações forenses, entre eles. Saiba mais.


Mapeamento 3D de ambientes internos usando câmeras RGBD

Este projeto foi desenvolvido em parceria com a Universidade de Melbourne – Austrália e teve como objetivo o desenvolvimento de um sistema de mapeamento 3D de baixo custo. Saiba mais.


Mineralogia e Geologia Forense para resolver uma trapaça de comércio exterior

A parceria entre a Polícia Federal e o Instituto LAMIR, que compõe a infraestrutura do Centro de Ciências Forenses da UFPR, foi profícua na investigação da fraude e roubo de metal adquirido por uma empresa brasileira de um fornecedor chinês. Saiba mais.


Perícia no sítio arqueológico na aldeia indígena de Tekoha Jevy

Na aldeia indígena de Tekoha Jevy, em Guaíra-PR, existe um sítio arqueológico. De acordo com a Constituição Federal brasileira esses sítios são patrimônio da União, portanto, quando ocorrem crimes contra esse patrimônio cultural a investigação é responsabilidade. Saiba mais.



Acordos vigentes

  • Cooperação Técnica firmada entre a Universidade Federal do Paraná e o Ministério da Justiça e Segurança Pública, com a interveniência da Polícia Federal e da Diretoria Técnico-Científica (Acordo 27/20 – D.O.U. 13/04/2020).
  • Cooperação Técnica firmada entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná, a através da Polícia Científica do Paraná, a Universidade Federal do Paraná e a Fundação Da Universidade Federal do Paraná para o Desenvolvimento da Ciência, da Tecnologia e da Cultura (FUNPAR). (Acordo 28/20 – D.O.U. 15/05/2020)