Avaliação da autenticidade de obras de arte apreendidas na Operação Lava Jato

Em parceria com o Setor Técnico da Superintendência da Polícia Federal no Paraná, com sede em Curitiba, estão sendo realizadas análises de espalhamento Raman em pigmentos extraídos de obras de arte apreendidas nas diversas fases da Operação Lava Jato (leia mais)



Combate às drogas, adulterações e falsificações

O Laboratório Multiusuário de Ressonância Magnética Nuclear (RMN), que compõe a infraestrutura do Centro de Ciências Forenses da UFPR, possui longo histórico de contribuições junto à Polícia Federal e à Polícia Científica do Estado do Paraná em diversos temas que demandam investigações forenses (leia mais)



Mapeamento 3D de ambientes internos usando câmeras RGBD

Este projeto foi desenvolvido em parceria com a Universidade de Melbourne – Austrália e teve como objetivo o desenvolvimento de um sistema de mapeamento 3D de baixo custo. Este sistema possibilita o mapeamento de ambientes internos, reconstrução 3D de superfícies (leia mais)



Mineralogia e Geologia Forense para resolver uma trapaça de comércio exterior

A parceria entre a Polícia Federal e o Instituto LAMIR, que compõe a infraestrutura do Centro de Ciências Forenses da UFPR, foi profícua na investigação da fraude e roubo de metal adquirido por uma empresa brasileira de um fornecedor chinês. (leia mais)



Perícia no sítio arqueológico na aldeia indígena de Tekoha Jevy

Na aldeia indígena de Tekoha Jevy, em Guaíra-PR, existe um sítio arqueológico. De acordo com a Constituição Federal brasileira esses sítios são patrimônio da União, portanto, quando ocorrem crimes contra esse patrimônio cultural a investigação é responsabilidade da Polícia Federal. (leia mais)