Nos últimos anos, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) tem atuado em parceria com a Polícia Federal e a Polícia Científica do Paraná bem como junto aos órgãos de defesa do consumidor e de combate ao contrabando e evasão de divisas. Um dos resultados dessas parcerias foi a criação do Centro de Ciências Forenses da UFPR.

A criação do Centro de Ciências Forenses no ambiente acadêmico representa um passo importante para a Ciência Forense brasileira. A UFPR reúne pesquisadores altamente qualificados e infraestrutura laboratorial e tecnológica em diversas áreas das Ciências Forenses, tendo como missão máxima a formação de recursos humanos de excelência para contribuir às demandas da sociedade. A articulação e constituição do potencial dessas áreas enquanto um Centro favorece o desenvolvimento de soluções inovadoras na investigação forense, potencializadas por esse ambiente multidisciplinar atuando de forma integrada.

Os pesquisadores e laboratórios que compõem o CCF são das áreas de Ciência da Computação, Engenharia Ambiental, Física, Farmácia, Geologia e Química, com expertise para atuar em diversos campos de interesse forense.

Este Centro buscará tornar-se referência na área, atuando de forma a atender demandas das perícias oficiais, das agências de fiscalização e controle e da sociedade brasileira, inicialmente e principalmente por meio do desenvolvimento de pesquisas científicas na área forense.