O Centro de Ciências Forenses (CCF) da UFPR conta com laboratórios equipados e pesquisadores altamente qualificados para atuar em diversas áreas das Ciências Forenses

São os seguintes laboratórios que compõem atualmente o parque laboratorial do CCF.

Central Analítica do Departamento de Química (CA-DQUI)

A Central Analítica do Departamento de Química (CA-DQUI) da UFPR configura-se como um centro multiusuário de análises químicas e físicas direcionado à integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Munida de um significativo parque instrumental, oferece serviços de elevado padrão de qualidade em demandas analíticas da comunidade interna e externa à UFPR.

Para maiores informações acesse http://www.vitrinetecnologica.ufpr.br/?page_id=1117

Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL)

O C3SL é um grupo de pesquisa do Departamento de Informática da Universidade Federal do Paraná (UFPR) de caráter multidisciplinar, com atuação desde 2002. Os projetos do C3SL distribuem-se em diversas áreas da ciência da computação, como Bancos de Dados, Engenharia de Software, Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, Segurança Computacional e Inteligência Artificial.

Os projetos realizados pelo C3SL têm seu foco na transaprência e inclusão digital, buscando sempre beneficiar a sociedade brasileira. O C3SL mantém e administra boa parte da infraestrutura computacional do Departamento de Informática (incluindo datacenter e laboratórios), e provê infraestrutura, software e gerenciamento remoto para outros Departamentos com projetos em parceria.

Para maiores informações acesse c3sl.ufpr.br/

Grupo de Catálise e Cinética

O Grupo de Catálise e Cinética do Departamento de Química atua na neutralização de agrotóxicos e simulantes de armas químicas, com propósito de eliminar estoques indesejados, tratamento de intoxicação ou desastres químicos. Ainda, atua no monitoramento desses agentes tóxicos para confirmar uso abusivo ou ilegal e alertar ataques químicos. De maneira geral, o grupo está focado em promover segurança química, principalmente tratando-se de emergências químicas.

Grupo de Química de Materiais (GQM)

O Grupo de Química de Materiais da UFPR (GQM-UFPR) está localizado no Departamento de Química, e tem como principal linha de atuação o estudo de rotas de preparação de diferentes tipos de (nano)materiais, sua caracterização por diferentes técnicas (espectroscópicas, microscópicas, eletroquímicas, etc) e aplicação em dispositivos como sensores, baterias, supercapacitores e células solares.

Para maiores informações acesse https://gqmufpr.wixsite.com/gqmufpr

Instituto Laboratório de Análise de Minerais e Rochas (LAMIR)

O iLAMIR é um laboratório de alta tecnologia preparado para promover o ensino, a pesquisa e a extensão. Para isso está organizado de forma a proporcionar e fomentar a interação do iLAMIR com o sistema produtivo e as diferentes instituições de ensino e pesquisa. O iLAMIR está equipado com diferentes técnicas analíticas, desde sua criação em 1996, por meio de diferentes projetos de pesquisa e convênios com agencias de fomento e empresa dos setores publico e privado.

O Instituto LAMIR possui uma estrutura capaz de realizar análises geoquímicas e isotópicas, contando com diferentes salas analíticas e também com laboratórios associados, o que permite a expansão do nosso potencial científico.

Para maiores informações acesse lamir.ufpr.br/

Laboratório de Análise e Qualidade do Ar (Lab-Air)

O campo de pesquisa ambiental do Lab-Air está situado na pesquisa fundamental e metodológica relacionada à análise de micro e traços com aplicações em meio ambiente, conservação de patrimônio cultural e ciência de materiais. Os principais tópicos são a deposição atmosférica de nutrientes e metais pesados, aerossóis em áreas remotas, os danos a museus pela poluição do ar, a relação das concentrações de aerossóis e problemas de saúde. Também está envolvidos em projetos para o desenvolvimento e teste de novos instrumentos ou técnicas analíticas, por exemplo, para aerossóis, metais preciosos e produtos relacionados com o cimento.

Laboratório de Aquisição e Processamento de dados Espaciais (LAPE)

O LAPE é o mais bem equipado Laboratório de Fotogrametria da UFPR, contando com equipamentos de posicionamento por satélite GNSS e de navegação inercial (INS) de média e alta precisão, bem como sensores de imageamento passivo (câmeras digitais) e ativo (varredura laser e Kinect) para aquisição de dados espaciais.

Tem como missão desenvolver protótipos para auxiliar na aquisição de informações espaciais, tais como sistemas de mapeamento móvel terrestre e aéreo, e algoritmos computacionais para processamento de dados e geração de nuvens de pontos 3D com fins de pesquisa, ensino e extensão. O Laboratório também possui um sistema fotogramétrico digital 3D para compilação de cartas topográficas e produtos fotogramétricos. 

O LAPE também desenvolve trabalhos de pesquisa na área de automação fotogramétrica e ensaios em visão computacional, contando com um robô móvel onde estão embarcados sensores de imageamento passivo e ativo.

Laboratório de Biociências e Espectrometria de Massas (LABICEM)

O Laboratório de Biociências e Espectrometria de Massas da UFPR está localizado junto ao Departamento de Farmácia no Campus Botânico. No LaBicEM são desenvolvidas atividades de graduação e pós-graduação utilizando como principal abordagem a técnica de Espectrometria de Massas (EM). Várias estratégias de análise baseadas em EM são utilizadas no Desenvolvimento e Validação de Métodos Analíticos e bioanalíticos por Cromatorgrafia à Liquido de Ultra Eficiência acoplada a Espectrometria de Massas e Espectrometria de Massas Sequencial para a resolução de diferentes problemas com ênfase em farmacêutica, ciências médica, ciências forenses, ciências ômicas, química de produtos naturais, biotecnologia e alimentos.

Laboratório de Estudos Sedimentológicos e Petrologia Sedimentar (LabESed)

O LabESed realiza estudos de depósitos sedimentares, de evolução e dinâmica costeira, prospecção de recursos minerais, materiais de construção, planejamento de ocupação territorial, assoreamento de reservatórios e recuperação de áreas degradadas. Atua também na caracterização de parâmetros texturais e mineralógicos de rochas sedimentares e reservatórios (petróleo, gás, água subterrânea). São prestados serviços à comunidade tais como ensaios de caracterização de sedimentos e rochas sedimentares.

Laboratório de Pesquisas Hidrogeológicas (LPH)

O LPH desenvolve soluções científicas em recursos hídricos. Fundado em 1996 é referência em pesquisa e formação de recursos humanos na área de recursos hídricos, com ênfase em hidrogeologia.

Possui equipamentos de alta tecnologia para a caracterização físico-química multielementar e isotópica em águas subterrâneas e superficiais, perfilagem geofísica de poços e gerenciamento de aquíferos. O parque analítico subsidia as atividades de pesquisa, permite interação com outras instituições de ensino e pesquisa, bem como com a sociedade.

Laboratório de Pesquisas em Geofísica Aplicada (LPGA)

O Laboratório de Pesquisas em Geofísica Aplicada (LPGA) se localiza no piso térreo do prédio da Administração, no Centro Politécnico. No LPGA são realizadas atividades de ensino de graduação e pós-graduação em Geofísica. Os equipamentos do LPGA são utilizados em aulas de campo, em trabalhos de pesquisa e na prestação de serviços.

A investigação científica do LPGA visa à solução de problemas de interesse social referentes à exploração do solo e subsolo, utilizando a aplicação de métodos geofísicos aéreos e terrestres.

São feitos trabalhos de integração e processamento de dados geofísicos, geológicos e de sensoriamento remoto de áreas de exploração mineral, exploração de hidrocarbonetos, exploração de águas subterrâneas, estudos geotécnicos, estudos ambientais, estudos forenses, além da integração de dados exploratórios multifonte.

Para maiores informações acesse lpga.ufpr.br

Laboratório de Propriedades Ópticas do Departamento de Física

O Laboratório de Propriedades Ópticas investiga-se primariamente as propriedades ópticas de materiais (absorbância, transmitância, refletância, eletro e fotoluminescência, e espectroscopia de modulação), seja de semicondutores, isolantes, compósitos, suspensões, soluções, eletrólitos, ou qualquer outro material. Também investiga propriedades elétricas e estruturais, ligadas ou não a propriedades ópticas.

O laboratório, que conta com infraestrutura de refrigeração a água para equipamentos e modernas instalações de alimentação elétrica, compreende uma sala de preparação de amostras e duas salas para a realização de medidas.

Laboratório Multiusuário de Ressonância Magnética Nuclear (RMN)

O Laboratório Multiusuário de RMN da UFPR está localizado junto ao Departamento de Química da UFPR e contempla a ferramental mais poderosa de investigação cientifica, a Ressonância Magnética Nuclear (RMN). Possui como principal vocação o desenvolvimento de novas aplicações desta técnica, especialmente voltadas ao diagnóstico de doenças, análises forenses e controle de qualidade de inúmeros produtos. Além disso, é responsável por atender toda a demanda referente a determinação estrutural e interações biomoleculares da comunidade acadêmica da UFPR e diversas outras instituições de ensino e pesquisa do país. O laboratório possui uma ampla diversidade de equipamentos que permitem realizar análises de qualquer tipo de materiais.