CIÊNCIAS FORENSES EM AÇÃO – Inauguração do Centro de Ciências Forenses da UFPR

No dia 23 de setembro de 2020 acontecerá o evento de lançamento oficial do Centro de Ciências Forenses da UFPR.

O evento será online e contará com a presença de autoridades da UFPR, profissionais da área de segurança pública e pesquisadores que atuam em Ciências Forenses.

Link para inscrição: https://forms.gle/QkzRpbYDsjp1PNVu6
Endereço da transmissão: https://bbb.c3sl.ufpr.br/b/and-gcy-4dm

PROGRAMAÇÃO

Abertura – 09h

AUTORIDADES CONVIDADAS

  • Prof. Ricardo Marcelo Fonseca – Magnífico Reitor da Universidade Federal do Paraná
  • Pofª Dra. Graciela Bolzón de Muniz – Vice-Reitora da Universidade Federal do Paraná
  • Prof. Dr. Marcos Sfair Sunye – Diretor do Setor de Ciências Exatas
  • Profª. Dra.  Caroline Da Ros Montes D’Oca – Coordenadora do Centro de Ciências Forenses da UFPR
  • Dr. Fábio Augusto da Silva Salvador – Perito Criminal Federal
  • Sr. Luiz Rodrigo Grochocki – Diretor Geral da Polícia Científica do Paraná

Palestras

PALESTRANTETEMA/TÍTULOHORA
Profª. Dra. Anelize Manuela Bahniuk Rumbelsperger
(Coordenadora do Centro de Ciências Forenses)
– Centro de Ciências Forenses na UFPR
– Parceria academia e criminalística
09h30
Me. Luiz Rodrigo Grochocki
(Diretor da Polícia Científica do Paraná e membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses)
Polícia Científica e as Ciências Forenses no Paraná10h30
Prof. Dr. Felix Freiling
(Professor da Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg (FAU))
From physical to digital evidence: What makes forensic computing special, and why it is still merely yet another forensic science13h
Matheus Pereira Nogueira e Silva
(Presidente do Student Chapter de Geologia Forense)
Student Chapter de Geologia Forense14h15
Prof. Dr. Daniel Rodrigues dos Santos
(Professor da UFPR e membro do Comitê Gestor do CCF)
Sistema de Geoprocessamento Inteligente para Monitoramento de Fronteiras15h

Sobre os palestrantes


Profª. Dra. Anelize Manuela Bahniuk Rumbelsperger
Graduada em Geologia pela Universidade Federal do Paraná (2004), mestrado em Geologia Exploratória pela Universidade Federal do Paraná (2007) e doutorado em Ciências Naturais pelo Swiss Federal Institute of Technology em Zurique, Suíça (ETHZ). Pesquisadora convidada para o Curso Geoquímica Isotópica em CALTECH (USA) e participante do Curso de Geobiologia promovido pela NASA e Agouron Instituto. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Mineralogia e Geoquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: geoquímica de rochas carbonáticas, ambientes deposicionais e geomicrobiologia. Atualmente é Professora de mineralogia do Departamento de Geologia / UFPR, vice-diretora do Instituto LAMIR (Instituto Laboratório de Análises de Minerais e Rochas) e Coordenadora do Centro de Ciências Forenses da UFPR.


Me. Luiz Rodrigo Grochocki
Atual Diretor da Polícia Científica do Paraná, membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses, Editor de Área da Revista Brasileira de Criminalística, é mestre em tecnologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC); especialista em Estado Democrático de Direito pela Escola do Ministério Público do Estado do Paraná (FEMPAR) e especialista em Direito Aplicado pela Escola da Magistratura do Paraná (EMAP), graduado em engenharia e direito; Já foi chefe da Seção de Computação Forense da Policia Científica, assessor científico, coordenador do escritório de projetos e chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná e recentemente ocupou o cargo de Coordenador-Geral de Planejamento, Inovação e Integração de TIC para Segurança Pública do Ministério da Justiça. Autor dos livros Tratado de Computacao Forense e Polícia Científica: transformando vestígios em evidências.


Prof. Dr. Felix Freiling

Full professor of Computer Science at Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg (FAU) in Germany. His main research focus is on forensic computing, meaning the application of methods from computer science to answer questions of the legal system. He has published numerous papers on the methodological foundations of the field, including acquisition processes of digital evidence, tool support for analysis of digital evidence, and technical aspects of legal admissability. He is one of the founders of the first German professional Bachelors and Masters degree programmes focussing on digital forensics, and the spokesperson of the Research Training Group “Cybercrime and Forensic Computing” funded by Deutsche Forschungsgemeinschaft.


Matheus Pereira Nogueira e Silva

Geólogo e Mestrando em Geologia na UFPR. Pesquisador na área de Solos e Microvestígios. Presidente do Capítulo Estudantil de Geociências Forenses da UFPR.


Prof. Dr. Daniel Rodrigues dos Santos

Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), mestrado em Ciências Cartográficas pela UNESP (2002), doutorado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (2005), com estágio de 6 meses na Universidade de Karlsruhe/Alemanha (2003/2004) e Pós-doutorado pela University of Twente/Faculty of Geo-information Science and Earth Observation (ITC)-Holanda. Atualmente é professor associado III da UFPR, membro do Corpo Consultivo do BCG e atua como professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas. Tem experiência na área de Geociências com ênfase em Fotogrametria, atuando nos seguintes temas: Processamento de dados 3D e Processamento de Imagens Digitais. Atua como editor-chefe do Boletim de Ciências Geodésicas desde 2014.