COORDENAÇÃO

Caroline Da Ros Montes D’Oca

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2007), mestrado em Química Tecnológica e Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2010) e doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Atuou como Química da Escola de Química e Alimentos da Universidade Federal do Rio Grande no período de 2015-2018, junto ao Centro Integrado de Análises, trabalhando principalmente com técnicas de Ressonância Magnética Nuclear e Espectrometria de Massas. Atualmente, é docente do Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná, com interesse nas áreas de Síntese Orgânica, Química Medicinal e Ressonância Magnética Nuclear. Coordena a Central Analítica do Departamento de Química e o Centro de Ciências Forenses da UFPR. Seus trabalhos envolvem principalmente reações multicomponentes, síntese de compostos biologicamente ativos e uso de ácidos graxos para a produção de compostos voltados à aplicações biológicas e tecnológicas. (Lattes)


Anelize Manuela Bahniuk Rumbelsperger

Graduada em Geologia pela Universidade Federal do Paraná (2004), mestrado em Geologia Exploratória pela Universidade Federal do Paraná (2007) e doutorado em Ciências Naturais pelo Swiss Federal Institute of Technology em Zurique, Suíça (ETHZ). Pesquisadora convidada para o Curso Geoquímica Isotópica em CALTECH (USA) e participante do Curso de Geobiologia promovido pela NASA e Agouron Instituto. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Mineralogia e Geoquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: geoquímica de rochas carbonáticas, ambientes deposicionais e geomicrobiologia. Atualmente é Professora de Mineralogia do Departamento de Geologia da UFPR, vice-coordenadora do Instituto LAMIR e do Centro de Ciências Forense. Mãe de dois filhos, esteve em licença maternidade em 2014 e 2019. (Lattes)



COMITÊ GESTOR

Aldo José Gorgatti Zarbin

Graduado (1990), mestre (1993) e doutor (1997) em Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Estágio de Pós-Doc no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (1997-1998). Professor Titular do Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (início em março/1998), onde é líder do Grupo de Química de Materiais (GQM). Membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Fellow da Royal Society of Chemistry (RSC). Foi duas vezes coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da UFPR (2002-2004 e 2011-2012). Foi Diretor da Divisão de Química de Materiais (2008-2010), Secretário Geral (2012-2014), Presidente Sucessor (2014-2016) e Presidente (2016-2018) da Sociedade Brasileira de Química, onde atualmente é membro do Conselho Consultivo (2018-2022). Membro do Conselho Consultivo da SBPC (2021-2025). Foi editor Associado do periódico Química Nova de setembro/2008 a abril/2016, e editor do Boletim Eletrônico da SBQ no biênio 2012-2014. Desde 2016 é membro do Advisory Board do periódico Materials Horizons, da RSC. Orientador da tese vencedora do Prêmio CAPES de tese na área de Química em 2015, e da tese agraciada com menção honrosa na área de Química no Prêmio CAPES de tese de 2014. Foi membro do comitê gestor da Rede Nacional de Nanotubos de Carbono (2006-2010), coordenador do projeto PRONEX “Núcleo de Excelência em Nanoquímica e Nanomateriais (NENNAM, 2010-2016).” Membro do Comitê Gestor (2010-2016) e atualmente (2016-2023) é o vice-coordenador do “Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Nanomateriais de Carbono”. Membro Titular do Comitê de Assessoramento da Química (CA-Química) do CNPq (06/2018-06/2021, sendo o coordenador de 07/2019 a 03/2021), onde participou também como membro convidado em 2011 e 2012. Membro de vários comitês temáticos de assessoramento em nanotecnologia do CNPq (2005, 2011 e 2012) e da FINEP (2004, 2005, 2010). Membro titular do conselho consultivo da FINEP (2018-2021). Membro suplente do Conselho Diretor do FNDCT (2021-2025). Reconhecimento Mérito Acadêmico da UFPR em 2011, 2015, 2016 e 2019, e eleito personalidade do ano na área de Ciência e Pesquisa pelo Diário Comércio e Indústria do Paraná (2017-2018). Suas principais linhas de pesquisa estão relacionadas à síntese e caracterização de materiais em escala nanométrica (como nanotubos, grafeno e outras formas de carbono, nanocompósitos, nanopartículas metálicas, materiais 2D, polímeros condutores e análogos do azul da Prússia) em interfaces líquido/líquido, e estudo da aplicação destes nanomateriais em sensores, dispositivos fotovoltaicos, baterias, capacitores e catalisadores. (Lattes)


Alessandra de Barros e Silva Bongiolo

Possui graduação em GEOLOGIA pela Universidade Federal do Paraná (2000), Mestrado em Geologia Ambiental-Geofísica pela Universidade Federal do Paraná (2007) e Doutorado em Geologia Exploratória-Geofísica pela Universidade Federal do Paraná (2011). Atualmente é Professora Adjunta I Nível A do curso de Geologia e Coordenadora do Laboratório de Pesquisas em Geofísica Aplicada da Universidade Federal do Paraná (LPGA/UFPR). É tutora do grupo de estudos SEG Geofísica-PR. Foi professora Assistente Doutora da UNICURITIBA no curso de Engenharia Civil e professora substituta de Geofísica e Geologia Geral na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-2012) no curso de graduação de Geologia. Trabalhou como prestadora de serviços durante 10 anos nas áreas de Mineração, Geologia de Engenharia e Geofísica. Atua na área de Geociências, com ênfase em Geofísica e Geologia, principalmente nos seguintes temas: Geofísica Aplicada com ênfase em Métodos Potenciais, Métodos Elétricos e Eletromagnéticos no âmbito da Geologia Exploratória, Ambiental e Forense, Geologia de Engenharia e Exploração Mineral/Meio Ambiente. (Lattes)


Andersson Barison

Possui graduação (1998) e mestrado em Química (2001) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Foi professor associado da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Atou no programa PRODOC/CAPES junto ao Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Paraná. Foi professor visitante na University of Toronto, Canadá (2019). Atualmente é professor associado junto ao laboratório multiusuário de RMN do Departamento de Química da UFPR, atuando no desenvolvimento de novas aplicações da RMN especialmente voltadas ao diagnóstico de patologias, análises forenses e controle de qualidade de inúmeros insumos e produtos, bem como no ensino e formação de recursos humanos na área de RMN. (Lattes)


André Ricardo Abed Grégio

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004), Mestre em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2007) e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2012), com período sanduíche na UCSB – University of California, Santa Barbara. Professor Adjunto do Departamento de Informática (DInf) na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisador Colaborador do Laboratório de Segurança e Criptografia no Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Foi Tecnologista Pleno do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI/MCTI) em Campinas/SP entre 2009 e 2016. Áreas e interesses de pesquisa: Segurança Computacional em geral; Comportamento de malware; Sistemas para análise de malware; Visualização, análise e mineração de dados de segurança; Segurança em SDN e IoT. (Lattes)


Andrea Pinto de Oliveira

Graduada em Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em 2001, e mestre em Química Analítica pela UFSCar em 2004. Realizou o doutorado na área de Química Analítica Instrumental em 2009 também pela mesma instituição. Trabalhou durante a pós-graduação na aplicação da química analítica clássica e instrumental, promovendo a identificação/quantificação dos elementos químicos inorgânicos em diversas amostras, entre elas, amostras alimentícias e ambientais. Realizou o pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas, (UNICAMP), no desenvolvimento/otimização de métodos analíticos para a elucidação do teor dos constituintes inorgânicos em amostras alimentícias e matrizes correlatas, empregando-se técnicas analíticas espectrométricas como Espectrometria de Absorção Atômica com Forno de Grafite (GF AAS) e Espectrometria de emissão Óptica com Plasma Indutivamente Acoplado (ICP OES). Atuou como pesquisador colaborador no Laboratório Nacional Agropecuário/MAPA (LANAGRO – Campinas) durante o período de 2010-2014, na área desenvolvimento/validação de métodos analíticos na elucidação do perfil químico inorgânico, em diversos tipos de amostras complexas (alimentos, bebidas, solos, águas, medicamentos) empregando a técnica de espectrometria de massas com plasma indutivamente acoplado (ICP-MS). Docente no Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR), desenvolvendo pesquisas na área de Química Analítica, promovendo o desenvolvimento de metodologias analíticas validadas, empregando-se técnicas espectrométricas de Emissão e Absorção Atômica, juntamente na elaboração de estratégias de preparo de amostras visando a análise elementar e especiação química em amostras de relevância ambiental, segurança alimentar e no campo de ciências forenses. (Lattes)


Camila de Vasconcelos Müller Athayde

Professora Adjunto do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) deste 2015. Coordenadora do Laboratório de Pesquisas Hidrogeológicas- LPH desde 2016. Graduação na UFPR em Geologia (2005) e Pós-Doutorado na UFRGS (2016). Atuou profissionalmente na elaboração da Carta das Águas Subterrâneas do Estado do Paraná (MMA,2015), em estudos multidisciplinares hidrogeoambientais (PCA, PBA, EIA-RIMA, plano diretor), além de pesquisas de água mineral para envase e termalismo. Atua na área em recursos hídricos: análise ambiental e exploratória, monitoramento qualitativo e quantitativo. (Lattes)


Carlos Conforti Ferreira Guedes

Possui graduação em Geologia pela Universidade de São Paulo (2003), mestrado em Geociências (Geoquímica e Geotectônica) pela Universidade de São Paulo (2009) e doutorado em Geociências (Geoquímica e Geotectônica) pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sedimentologia e Estratigrafia de depósitos siliciclásticos, Geologia do Quaternário, Minerais Pesados e Datação por Luminescência Opticamente Estimulada. (Lattes)


Daniel Rodrigues dos Santos

Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), mestrado em Ciências Cartográficas pela UNESP (2002), doutorado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (2005), com estágio de 6 meses na Universidade de Karlsruhe/Alemanha (2003/2004) e Pós-doutorado pela University of Twente/Faculty of Geo-information Science and Earth Observation (ITC)-Holanda. De 2004 a 2021 foi Professor do Departamento de Geomática da UFPR. Atualmente é professor associado IV do Instituto Militar de Engenharia (IME), membro do Corpo Consultivo da Revista Brasileira de Cartografia e da Surveying and Geospatial Engineering Journal. Também atua como professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas. Tem experiência na área de Geociências com ênfase em Fotogrametria, atuando nos seguintes temas: Fotogrametria e Processamento de nuvens de pontos 3D. (Lattes)


Elisa Souza Orth

Possui graduação (2005), mestrado (2008) e doutorado (2011) em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina na área de catálise e organofosforados. Realizou pós-doutorado na Universidade Federal do Paraná (2011) na área de nanomateriais. Recebeu os prêmios Brazilian Women in Chemistry and Related Sciences da ACS (Brasil) em 2019, PhosAgro/UNESCO/IUPAC Green Chemistry for Life Research Award (Tailândia), Prêmio Jovem Cientista-100 anos da tabela periódica da IUPAC (Paris) em 2018, Rising Talents da L´Oreal-UNESCO (Paris) em 2016, Para Mulheres na Ciência L´Oréal-UNESCO-ABC (Brasil) em 2015 e Grande Prêmio CAPES de Tese Milton Santos (Área: Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar, Materiais e Biotecnologia) em 2012. Fez parte da diretoria da Sociedade Brasileira de Química como tesoureira adjunta (2018-2020) e cofundou o Núcleo Mulheres, que ainda faz parte atualmente. Faz parte do conselho consultivo editorial de jovens pesquisdores do jornal Chemical Reviews. É membro afiliada da Academia Brasileira de Ciências (2021-2026). É vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Química da UFPR (Conceito 7)- 2021-2023. Desde 2012, é Professora Adjunta do Departamento de Química na Universidade Federal do Paraná, onde lidera o grupo de pesquisa Grupo e Catálise e Cinética (GCC). Os principais interesses tem sido: (i) degradação e monitoramento de pesticidas e simulantes de armas químicas; (ii) química de organofosforados e segurança química; (iii) desenvolvimento de nanocatalisadores, enzimas artificiais, biocatalisadores e catalisadores sustentáveis derivados de lixo, (iv) funcionalização de nanomateriais ; (v) geração de hidrogênio; (vi) divulgação científica e ações para paridade de gênero. Mãe do Vinicius, de 1 ano. (Lattes)


Evaldo Ribeiro

ossui graduação em Fisica pela Universidade Estadual de Campinas (1990), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente é professor associado I da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Prop. Óticas e Espectrosc. da Mat. Condens; Outras Inter. da Mat. com Rad. e Part., atuando principalmente nos seguintes temas: pontos quanticos, luminescencia, espectroscopia de modulacao, semicondutores, materiais compósitos, espectroscopia Raman aplicada às ciências forenses. (Lattes)


Francinete Ramos Campos

Possui Graduação em Química pela Universidade Federal do Amazonas (1997), Mestrado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Amazonas (2000) e Doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Atuou no Programa de Recém Doutores da Fundação Araucária junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPG-CF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) como Pesquisadora Visitante. Atualmente, é Professora Associada do Departamento de Farmácia da UFPR. É membro da Associação em Espectrometria de Massas, membro da Rede Genômica IPEC do Paraná, membro do Comitê Gestor do Centro de Ciências Forenses (CCF) da UFPR, membro do colegiado do PPG-CF e representante do PPG-CF no Comitê Setorial de Pesquisa da UFPR. Está vinculada ao PPG-CF da UFPR, coordenando vários projetos de pesquisa e formando recursos humanos nas linhas de pesquisa de Química de Produtos Naturais e uso de técnicas de Espectrometria de Massas com ênfase em química, forense, ciências médica, ciências ômicas, farmacêutica, biotecnologia e alimentos. É lider de grupo de pesquisa – Laboratório de Biociências e Espectrometria de Massas (LaBicEM) e atualmente, coordena a Central Analítica do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFPR. (Lattes)


Ricardo Henrique Moreton Godoi

Prof. Ricardo H. M. Godoi tem formação e atuação multidisciplinar. Realizou sua graduação em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Físico-Química pela UNESP (1996) e Doutorado em Físico-Química pela UNESP 2000 (Doutorado Sanduíche pela Universidade de Barcelona UB). Pós Doutorado na Universidade de Antuérpia-Bélgica (2001-2005) e Pesquisador convidado no Lawrence Berkeley National Laboratory ? Estados Unidos (2015-2016). Atualmente é Professor Associado II no Curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Curitiba e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2 desde 2005. Atua no INCT PROANTAR/CNPq. Participa do projeto teuto-brasileiro Observatório Amazônico com Torre Alta (ATTO) e do projeto em cooperação Brasil-Estados Unidos/DoE GOAmanzon2014. Suas áreas de atuação incluem: Química aplicada a problemas ambientais, atuando principalmente nas questões de mudanças climáticas globais, química dos gases e aerossóis atmosféricos, poluição do ar urbana (interna/externa), exposição humana a poluentes carcinogênico e/ou mutagênico, efeito da poluição atmosférica sobre o patrimônio histórico e cultural entre outros temas. Tem experiência na área de Físico-Química, Química de Colóides e Química de Materiais. Utiliza diferentes técnicas para Análise de Traços em amostras ambientais e de Materiais. Autor (co-) de 79 artigos publicados em revistas científicas internacionais (citado mais de 1270 vezes de acordo com Web of Science), H-index 22, e autor (co-) de 11 capítulos de livros internacionais. Lab-Air – Laboratório de Análise e Qualidade do Ar http://people.ufpr.br/~rhmgodoi/lab-air.htm http://orcid.org/0000-0002-4774-4870 Scopus Author ID: 6603545563. (Lattes)


Carla Franciele Marcondes (Apoio administrativo e de projetos)

Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2010) e Especialização em Gestão de Projetos pela PUCPR (2014). Possui experiência em gestão de processos e projetos. Atualmente é técnica administrativa na Universidade Federal do Paraná, atuando na área de projetos. (Lattes)