A criação do Centro de Ciências Forenses (CCF) da Universidade Federal do Paraná foi uma iniciativa do Setor de Ciências Exatas, estimulada a partir de demandas e parcerias com a Polícia Científica do Paraná e a Polícia Federal.

A Universidade concentra em um único ambiente pesquisadores altamente qualificados e parques tecnológicos das diversas áreas das Ciências Forenses. A articulação e constituição do potencial dessas áreas enquanto um Centro, permite o desenvolvimento de soluções inovadoras, que só é possível em um ambiente com essa multidisciplinariedade atuando de forma integrada.

Os pesquisadores e laboratórios que compõem o CCF são das áreas da computação, geologia e química, com expertise para atuar nas diversas linhas possíveis.

Este Centro pretende ir além dos objetivos iniciais que justificaram a sua criação, buscando tornar-se um Centro de referência na área forense, atuando para atender demandas das perícias oficiais e da sociedade brasileira, a partir do desenvolvimento de pesquisas, realização de análises e formação de profissionais.