Umas das grandes preocupações da sociedade moderna é a inserção cada vez maior de drogas ilícitas, principalmente entre os jovens. A identificação célere de drogas de abuso é essencial para auxiliar as investigações com o objetivo de reprimir e combater o narcotráfico.

De outro lado, adulterações e falsificações de produtos diversos, tais como medicamentos, bebidas, produtos de higiene, alimentos, fitoterápicos, defensivos agrícolas, combustíveis, biocombustíveis, sanitizantes, produtos de limpeza, entre outros, são cada vez mais frequentes, gerando enormes prejuízos à economia e riscos à saúde e ao meio ambiente.

Neste contexto, esta área tem como objetivos a identificação de substâncias ilícitas de forma rápida e inequívoca através de técnicas espectrométricas modernas e ortogonais, fornecendo um resultado de maior confiabilidade e robustez para sustentar processos jurídicos. Visa-se a identificação de psicotrópicos tanto de origem sintética como vegetal, distribuídas tanto na forma pura, em misturas complexas ou ainda dispersas em qualquer tipo de matriz. Além disso, o desenvolvimento de métodos que permitam detectar adulterações e falsificações em qualquer tipo de produto diretamente sobre a amostra e in loco são linhas de interesse, com o objetivo de contribuir com a agilidade dos processos jurídicos.